Cat Stevens / Yusuf Islam
Seu nome de nascimento é Stephen Demetre Georgiou. Seu pai é de origem grego-cipriota e sua mãe de origem sueca. Nasceu em Londres em 21 de julho de 1948.
Cantor e compositor de muito sucesso nos 60 e 70. Compôs canções lindíssimas como "Morning Has Broken", "Peace Train", "Moonshadow", "Wild World", "Father and Son", "Oh Very Young" e "My Lady d'Arbanville".
A busca espiritual de Cat Stevens vem de longe. Em 1973, no auge do sucesso, ele largou a cidade de Londres e mudou-se para o Rio de Janeiro, onde pretendia viver em meditação. O cantor logo descobriu que o Rio não era lá muito propício à vida contemplativa e voltou para casa.
Em 1975 ele tenta mostrar seus dotes de nadador na Praia de Malibu, na Califórnia, e se afoga. Num ato de desespero, promete se entregar à vida religiosa se sair ileso do acidente.
A descoberta do Islã veio mais tarde, em 1977, quando um irmão do compositor lhe emprestou um exemplar do Alcorão. Decidiu deixar completamente a música para dedicar-se a estudar o livro sagrado do islamismo. Cat Stevens se converte e muda o nome para Yusuf Islam.
Yusuf Islam leiloa grande parte de seus bens, cria seu próprio selo fonográfico, a Ya Records, pelo qual já produziu discos de música religiosa e espiritual. Fundou três escolas muçulmanas em Londres e uma organização sem fins lucrativos, Small Kindness, reconhecida pela ONU e através da qual presta ajuda aos órfãos de conflitos como Bósnia, Kosovo e Iraque.
Até 2004 dedica-se basicamente as instituições beneficentes. Em março de 2005 ele lançou "Indian Ocean", sobre o tsunami de 2004 no Oceano Índico, que em dezembro de 2004 atingiu vários países, com o objetivo de ajudar os órfãos de Banda Aceh, na Indonésia, uma das áreas mais afetadas pelo tsunami.
Em 2006, anunciou a sua volta à música pop, com o disco An Other Cup, lançado em 28 de novembro, coincidindo com o 40º aniversário de lançamento do seu primeiro álbum.
Apesar de estar afastado há 30 anos da industria musical, vendeu 40 milhões de álbuns e os trabalhos anteriores como Cat Stevens continuam vendendo uma média de 1,5 milhão de discos por ano.
Nos vídeos a seguir, Cat Stevens canta Morning Has Broken e Yusuf Islam canta Father and Son. Um ESPETÁCULO!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário