sábado, 2 de maio de 2009

SADE ADU

Nascida Helen Folasade Adu no dia 16 de janeiro de 1959, em Ibadan na Nigéria. Filha de pai nigeriano e mãe inglesa, Sade Adu foi criada em Colchester, Essex, Reino Unido, para onde foi com a sua mãe após a separação dos pais.
Cresceu ouvindo mestres do soul como Marvin Gaye, Ray Charles, Al Green, Aretha Franklin ou Billie Holiday. Apesar dessas influências e mesmo ouvindo no período de sua adolescência, não decidiu dedicar sua vida à música.
Sade estudou design de moda no St. Martin's School Of Art, em Londres, ao mesmo tempo em que fazia passagens de modelos. Por volta de 1980, começa a estudar harmonia vocal com um grupo de música latina funk, chamado Arriva. Um dos seus temas mais populares era um original de Sade escrito com outro membro do grupo, "Smooth Operator" que, mais tarde, se viria a tornar no seu primeiro sucesso a solo.
No ano seguinte, ingressa como voz de apoio, em nova banda, The Pride. O grupo incluía aqueles que viriam a formar a banda de Sade: Matthewman (guitarra e saxofone) e Denman (baixo). O grupo começa a tocar muito em Londres começando a ser notado, graças à voz de Sade. As editoras propõem um contrato para Sade, que arrasta consigo Matthewman e Denman para a formação de um novo projeto.
O seu álbum de estreia, "Diamond Life" entrou para as paradas do Reino Unido, no final de 1984 e, na Primavera de 1985, chega à platina, graças à força dos singles, "Smooth Operator" e "Hang On To Your Love".
O seu segundo trabalho "Promise", de 1985, incluía "Never As Good As The First Time" e "The Sweetest Taboo", que permaneceram durante seis meses nos primeiros lugares das paradas.
A popularidade de Sade dispara em 1986, vencendo o Grammy na categoria de Revelação do Ano.
O seu terceiro álbum surge em 1988 e chama-se "Stronger Than Pride". Com este trabalho conquista o seu primeiro número um nas tabelas soul, com "Paradise", "Nothing Can Come Between Us" e "Keep Looking".
Fica sem gravar durante os próximos quatro anos, até que lança "Love Delux", que também é sucesso, graças a fortes temas como "No Ordinary Love", "Feel No Pain" ou "Pearls
Em 1994, reúne os seus momentos mais memoráveis da sua primeira década de carreira sob o título "Best Of Sade". Depois de alguns anos sem gravar, regressa em 2000, com o cd "Lovers Rock", com o qual vence em 2002 a 44ª edição do Grammy de melhor álbum na categoria ‘Melhor Álbum Pop’.
Neste vídeo Sade faz uma interpretação espetacular para Your Love Is King...


Nenhum comentário:

Postar um comentário