sábado, 9 de maio de 2009

Demis Roussos

Nome artístico de Artemios Ventouris Roussos. Nasceu em Alexandria, Egito, no dia 15 de junho de 1946, e o cantor foi fortemente influenciado pela música árabe. Aos dez anos de idade, fã do estilo jazz, aprendeu a tocar trombeta. De origem grega, seus pais, George e Olga, decidiram voltar para a Grécia quando Demis tinha 15 anos.
A partir de então, participou de vários grupos musicais. O primeiro, com 17 anos, The Idols, em Demis tocava guitarra e baixo. Com o compositor Lakis Vlavianos, deu início à banda We Five, já como vocalista principal.
Começou a ficar mais conhecido somente a partir de 1968, com a banda de rock progressivo Aphrodite’s Child, formada no Reino Unido, mas radicada em Paris. Demis associou-se a outros dois músicos gregos da banda, Vangelis e Loukas Sideras, primeiramente como vocalista e depois também como guitarrista e baixista. O primeiro álbum foi Rain And Tears, o qual obteve tremendo sucesso e vendeu um milhão de discos apenas na França. Nos próximos anos, o desempenho do grupo foi excelente. Com a voz ao estilo da música lírica, Roussos e banda passaram a ter sucesso internacional. Mas, por razões diversas, decidiram acabar com o grupo. Porém, antes da dissolução, o Aphrodite´s Child estourou na Europa e outros países com grandes sucessos, Rain and Tears, It’s Five O’clock, I Want To Live, End Of The World e Spring, Summer, Winter and Fall.
Com o apoio da gravadora Phonogram, Demis iniciou então sua carreira solo. Seu primeiro grande sucesso, não somente na França como em toda a Europa, foi We Shall Dance, lançado no verão de 1971. Seguiram os sucessos My Reason, Velvet Mornings, My Friend The Wind e Someday Somewhere.
Em 1973, quando fez uma turnê na América do Sul, foi lançado seu segundo álbum, Forever And Ever. Canções do album como When I Was a Kid, Goodbye My Love Goodbye impulsionaram ainda mais a carreira do cantor solo, chamado de “o Papa do Pop”.
Em 1974 foi o lançamento do novo álbum My Only Fascination. Também sucesso mundial.
Nos seus três primeiros anos de carreira solo, Demis Roussos demonstrou enorme dinamismo e vitalidade. Fez 380 concertos em 18 países, participou de 120 programas de televisão, 180 programas de rádio, três festivais, gravou três álbuns e ainda recebeu 15 discos de ouro. Além de multi-instrumentista, Demis cantava (e ainda canta) suas músicas em diversos idiomas.
Permanece em atividade com sua carreira de sucesso e fazendo shows pelo mundo.
Neste vídeo, apesar de estar mais parecido com um "cientista maluco”, solta a voz com facilidade e nos encanta com a bela canção "Forever And Ever".

Nenhum comentário:

Postar um comentário