sexta-feira, 22 de maio de 2009

Metrô

Metrô foi uma banda de pop/rock brasileira, formada em 1979 na cidade de São Paulo. Integrada por Virginie Boutaud (vocal), Alec Haiat (guitarra), Yann Laouenan (teclado, piano, guitarra e percussão), Zavié Leblanc (baixo), Dany Roland (bateria, violão, guitarra e acordeom), todos eles franceses radicados no Brasil. A banda ficou conhecida especialmente na primeira metade da década de 1980, quando obteve sucesso nas paradas brasileiras com canções como "Beat Acelerado", "Johnny Love" e "Tudo Pode Mudar".
No inicio a banda tinha o nome de "A Gota Suspensa". Influenciados pelos conjuntos dos anos 60 e 70, o grupo lançou um LP independente em 1984. Apesar de não obter repercussão comercial, o disco chamou a atenção da gravadora CBS, que os contratou. A Gota Suspensa mudou de nome e passou a se chamar "Metrô".
No final de 1984, o grupo gravou um compacto, com a música "Beat Acelerado", que obteve grande sucesso no Brasil. Em 1985, foi lançado "Olhar", primeiro LP do Metrô. A banda passou a realizar vários concertos por todo Brasil. O excesso de shows e de exposição, somadas as pressões comerciais, desgastou a banda. No mês de abril de 1986, no auge do sucesso, a vocalista Virginie deixou o Metrô.
A banda, com os membros remanescentes, seguiu seu caminho até a separação em 1988. Nesse mesmo ano, Virginie ingressou em uma nova banda, chamada "Fruto Proibido", que lançou o álbum "Crime Perfeito". Deixou a banda em seguida.
Após o fim, alguns dos integrantes voltaram para a Europa e em 1992 formaram a banda "The Passengers", lançando um disco e fazendo vários shows pela Europa. Virginie casou-se com um diplomata e mudou-se para África. Anos depois, todos (com exceção de Virginie) voltaram ao Brasil e se reuniram novamente.
Em agosto de 2002, lançaram o CD "Déja-Vu", sem muito sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário