segunda-feira, 4 de maio de 2009


Tina Charles

Cantora britânica que alcançou sucesso como intérprete do gênero disco na década 70. Nascida Tina Hoskins em 10 de março de 1954, em Londres, filha de Charles e Hilda Hoskins. Seu pai era ator, fato que influenciou a menina Tina desde os primeiros anos a ingressar no mundo do entretenimento. Com 4 anos de idade já cantava em frente ao espelho. Logo seus pais a colocaram na Academia de Artes e Teatro.
Em 1969, com apenas 15 anos de idade, Tina iniciou sua carreira gravando três singles com a CBS Records, no Capelas Studio em Londres. Uma das músicas, Good To Be Alive, teve o apoio vocal de um jovem desconhecido chamado Reg Dwight, mais tarde conhecido como Elton John!!!
Tina, apesar da pouca idade, sempre teve o apoio dos pais, que nunca questionaram a escolha da filha, apesar do modo anormal de vida para uma menina.
A partir de 1970, Tina trabalhou na Orquestra de Tony Evans e fazia shows no Empire Leicester Square. Após isso, ela fez turnês no Reino Unido e na Europa com Englebert Humperdink, Tom Jones e Gilbert O'Sullivan.
Em 1973, com 19 anos de idade, Tina juntou-se a uma banda chamada Northern Lights. Também trabalhou com um grupo chamado Kilburn & The High Roads que mais tarde tornou-se Ian Dury e The Blockheads. Seu sucesso começava timidamente.
Em 1975, foi a voz principal de um grupo chamado 5000 Volts que lançou o sucesso disco I'm On Fire. A música alcançou o 4º lugar nas paradas de sucesso britânicas e 26º nos EUA, e a voz de Tina Charles foi considerada a melhor do grupo.
Em 1976, partiu para a carreira solo e com o produtor Biddu, veio sua grande oportunidade com single "You Set My Heart On Fire". Após o lançamento do segundo single "I Love To Love", Tina começou a ser requisitada para shows pelo mundo. As principais cidades da Europa, Oriente Médio, Ásia, América do Sul, do Norte e Central ouviram "I Love To Love" que vendeu um total de 26 milhões de cópias, tornando-se um dos maiores hits de todos os tempos. Ficou por três semanas em 1º lugar na parada britânica
Ela continuou a lançar músicas que fizeram sucesso, como Dance Little Lady Dance, Love Me Like A Lover, Dr Love, Rendezvous e Love Bug tornando-a uma estrela em todos os continentes.
Por volta de 1979 sua carreira estava em declínio, coincidindo com o declínio do gênero disco. Tina decidiu abandonar a música e cuidar da família. Desde 2000, porém, tem feito shows pela Europa, onde o estilo de música disco tem sido retomado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário