Tina Charles
Cantora britânica que alcançou sucesso como intérprete do gênero disco na década 70. Nascida Tina Hoskins em 10 de março de 1954, em Londres, filha de Charles e Hilda Hoskins. Seu pai era ator, fato que influenciou a menina Tina desde os primeiros anos a ingressar no mundo do entretenimento. Com 4 anos de idade já cantava em frente ao espelho. Logo seus pais a colocaram na Academia de Artes e Teatro.
Em 1969, com apenas 15 anos de idade, Tina iniciou sua carreira gravando três singles com a CBS Records, no Capelas Studio em Londres. Uma das músicas, Good To Be Alive, teve o apoio vocal de um jovem desconhecido chamado Reg Dwight, mais tarde conhecido como Elton John!!!
Tina, apesar da pouca idade, sempre teve o apoio dos pais, que nunca questionaram a escolha da filha, apesar do modo anormal de vida para uma menina.
A partir de 1970, Tina trabalhou na Orquestra de Tony Evans e fazia shows no Empire Leicester Square. Após isso, ela fez turnês no Reino Unido e na Europa com Englebert Humperdink, Tom Jones e Gilbert O'Sullivan.
Em 1973, com 19 anos de idade, Tina juntou-se a uma banda chamada Northern Lights. Também trabalhou com um grupo chamado Kilburn & The High Roads que mais tarde tornou-se Ian Dury e The Blockheads. Seu sucesso começava timidamente.
Em 1975, foi a voz principal de um grupo chamado 5000 Volts que lançou o sucesso disco I'm On Fire. A música alcançou o 4º lugar nas paradas de sucesso britânicas e 26º nos EUA, e a voz de Tina Charles foi considerada a melhor do grupo.
Em 1976, partiu para a carreira solo e com o produtor Biddu, veio sua grande oportunidade com single "You Set My Heart On Fire". Após o lançamento do segundo single "I Love To Love", Tina começou a ser requisitada para shows pelo mundo. As principais cidades da Europa, Oriente Médio, Ásia, América do Sul, do Norte e Central ouviram "I Love To Love" que vendeu um total de 26 milhões de cópias, tornando-se um dos maiores hits de todos os tempos. Ficou por três semanas em 1º lugar na parada britânica
Ela continuou a lançar músicas que fizeram sucesso, como Dance Little Lady Dance, Love Me Like A Lover, Dr Love, Rendezvous e Love Bug tornando-a uma estrela em todos os continentes.
Por volta de 1979 sua carreira estava em declínio, coincidindo com o declínio do gênero disco. Tina decidiu abandonar a música e cuidar da família. Desde 2000, porém, tem feito shows pela Europa, onde o estilo de música disco tem sido retomado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário