Fernanda Takai
Fernanda Barbosa Takai nasceu na Serra do Navio, no Amapá, no dia 25 de agosto de 1971. É uma musicista e cronista. Embora ainda vocalista da banda mineira Pato Fu, Fernanda lançou-se em 2007 uma carreira solo com boa repercussão. Além de cantar, Fernanda toca guitarra, violão e compõe para a banda.
Fernanda vive desde os nove anos de idade em Belo Horizonte, onde iniciou sua carreira musical. Desde pequena ouvia música, especialmente rock inglês e pop rock, embora tenha crescido, pela influência da família, com a MPB, um dos motivos que a fez produzir um disco solo em homenagem à Nara Leão.
Sua carreira musical começou quando ela entrou para a banda "Data Vênia", onde permaneceu de 1988 até ao fim do grupo em 1991, entrando em seguida para a banda "Sustados por 1 Gesto", que veio a ser o embrião do Pato Fu.
No Pato Fu, Fernanda alcançou popularidade como artista, instrumentista e letrista. O sucesso da banda acabou aparecendo no exterior. Em 2001, Takai entrou na lista das 10 melhores cantoras do mundo, realizada pela revista Time. A mesma revista realizou uma outra lista com as melhores bandas do planeta, onde o Pato Fu foi incluído ao lado de outros grupos, como Radiohead, U2 e Portishead. Formada em Comunicação pela UFMG, Fernanda escreve crônicas nos jornais Correio Brasiliense e O Estado de Minas.
Em novembro de 2007 lançou pela Panda Books seu primeiro livro, "Nunca Subestime uma Mulherzinha", uma reunião de crônicas e contos publicados nesses jornais. Os textos são tidos como confessionais e humorísticos.
Ainda 2007, o seu disco solo "Onde Brilhem os Olhos Seus", onde Takai canta músicas do repertório de Nara Leão, como o melhor disco de MPB do ano.
Neste vídeo, com sua voz doce, faz um dueto espetacular com Rodrigo Amarante, do Los Hermanos. Esta música fez muito sucesso na voz do cantor Demetrius, na época da Jovem Guarda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário