domingo, 28 de junho de 2009

Carlos Santana

Carlos Alberto Santana Barragán, mais conhecido nasceu em Autlán de Navarro, México, no dia 20 de julho de 1947. É guitarrista e compositor. Tornou-se famoso após sua atuação no Festival de Woodstock em 1969, onde ganhou projeção mundial.
Seu pai era um violinista, instrumento que o jovem Carlos inicialmente aprendeu, porém mudou para a guitarra quando tinha 8 anos de idade. Depois que a família mudou-se para Tijuana, Santana começou a tocar em casas noturnas e bares. Ficou em Tijuana quando sua família decidiu mudar para São Francisco, nos Estados Unidos, mas logo se juntou a eles.
Em 1966, ajudou a formar a Santana Blues Band, nome posteriormente encurtado para Santana. A Banda começou a tocar no Fillmore West Auditorium, onde muitas das grandes bandas de São Francisco começaram. A Banda lançou um álbum auto-intitulado Santana. Os integrantes eram: Carlos Santana (guitarra), Gregg Rolie (teclado e vocais), David Brown (baixo), Michael Shrieve (bateria), Jose Areas e Michael Carabello (percussão). Na turnê que fizeram para divulgar o álbum (que incluía os sucessos "Jingo" e "Evil Ways"), a Banda tocou no Festival de Woodstock. A apresentação aumentou enormemente a popularidade de Santana que se tornou um grande sucesso.
Os álbuns Abraxas, de 1970, com a música "Oye Como Va" e Santana III, de 1971, foram bem recebidos. Em seguida, a formação original da Banda se desfez
Carlos Santana manteve o nome e utilizou diversos músicos diferentes para continuar a turnê pelo país, lançando vários álbuns nas décadas de 70 e 80, incluindo colaborações com Willie Nelson, Herbie Hancock, Jones, Wayne Shorter, Ron Carter e The Fabulous Thunderbirds. Carlos Santana foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll em 1998.
Em 1999, lançou o álbum Supernatural, que teve as participações de Rob Thomas, Eric Clapton e Lauryn Hill, ganhando, no ano seguinte, prêmios Grammy em nove categorias, igualando um recorde histórico que somente Michael Jackson detinha.
Além de ser considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos, desde o álbum Supernatural, suas parcerias são aclamadas no mundo artístico, sendo que os seus álbuns mais recentes são os melhores exemplos. Entre os artistas convidados por Santana destacam-se: Eric Clapton, Dido, Seal, Sean Paul, Shakira, Tina Turner, Jennifer Lopez, Michael Jackson, entre outros.
Desde o início deste tipo de parcerias, Carlos Santana já recebeu 10 prêmios Grammy.
Bem em sua quarta década de gravação e sucesso, Carlos Santana está no topo de sua carreira, vital e mais relevante do que nunca. Ele encarna magnificamente tanto a "velha escola" quanto a "nova escola", conquistando novas gerações de fãs com sua música apaixonada. Sua assinatura um mistura de rock, jazz, blues, soul, latino. Com a sua vida de música e realização, Santana tornou-se um ícone cultural – ultrapassando as barreiras do gênero, cruzando culturas, criando músicas que se tornaram uma trilha sonora para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário