terça-feira, 2 de junho de 2009

Ritchie

Richard David Court nasceu no dia 6 de março de 1952 em Beckenham, no Condado de Kent, no Sul da Inglaterra. É um cantor e compositor inglês radicado no Brasil.
Em 1972 conhece em Londres um grupo de brasileiros, inclusive alguns integrantes dos Mutantes, que o convencem a vir para o Brasil. Aqui fixa-se a princípio em São Paulo onde monta a banda Scaladácida que durou pouco.
Com a dissolução da banda no final de 1973, muda para o Rio de Janeiro com a mulher, onde passa a dar aulas de inglês para artistas como Egberto Gismonti e Gal Costa. Participa de várias bandas como flautista e vocalista durante dois anos até começar a atuar como cantor no grupo Vímana, ao lado de Lobão, Lulu Santos, Luiz Simas e Fernando Gama, e gravam o compacto Zebra pelo selo Som Livre, que é arquivado pela gravadora que alega não haver público para rock no Brasil. Em seguida a banda é desfeita e praticamente todos os seus integrantes iniciam carreira solo.
Em 1983 Ritchie atinge grande sucesso com seu primeiro LP, "Vôo de Coração". Mais de um milhão de cópias vendidas com seus hits "Menina Veneno", "A Vida Tem Dessas Coisas", "Pelo Interfone" e "Vôo de Coração", que o levam a uma turnê nacional, tornado-se um ídolo pop. No entanto, nos discos seguintes não conseguiu manter o mesmo sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário