Zizi Possi
Maria Izildinha Possi nasceu em São Paulo no dia 28 de março de 1956. Paulistana do bairro do Brás, típico reduto de imigrantes italianos, estudou piano e canto na infância e mudou-se para Salvador aos dezessete anos, onde estudou composição e regência. Após dois anos de curso, abandonou a faculdade e fez teatro, transferindo-se posteriormente para o Rio de Janeiro.
O primeiro LP gravado foi 'Flor do Mal' em 1978, e o primeiro grande sucesso foi a canção "Pedaço de Mim", gravada para um disco de Chico Buarque, autor da canção, que também dá título ao segundo álbum, de 1979, no qual outras duas canções se destacariam: "Nunca e Luz" e "Mistério".
Depois, destacou-se pelas interpretações de "Nunca", "Meu Amigo, Meu Herói", "Asa Morena", "O Amor Vem Para Cada Um" e "Perigo". Por volta de 1990, mudou para São Paulo e resolveu se dedicar a um repertório menos comercial. Montou o show "Sobre Todas as Coisas", acompanhada por Marcos Suzano (percussão) e Lui Coimbra (violoncelo), que viajou pelo Brasil e virou disco.
Em 1993, 'Valsa Brasileira', com repertório apurado e cuidados técnicos colocou a cantora no rol das grandes da MPB. Em 1997, gravou "Per Amore", que foi um estouro de vendas, impulsionada pela faixa-título e no ano seguinte, "Passione", discos só com canções italianas.
Em 1999, a cantora lança ‘Puro Prazer’, interpretado só com voz e piano. O álbum foi indicado ao Grammy Latino em três categorias. O trabalho seguinte foi “Bossa”, de 2002, disco que trazia hits internacionais como Yesterday dos Beatles interpretadas nesse estilo.
Zizi se afasta dos palcos durante três anos. Somente em 2005, a cantora ressurge com um novo trabalho: 'Para inglês ver... e ouvir'. O projeto nasceu a partir do repertório preparado pela cantora para atender ao convite da casa de música paulistana, Bourbon Street.
Nesse vídeo, Zizi Possi canta ”O Amor Vem Para Cada Um”, tradução da obra prima do eterno Geroge Harrison para ”Love Comes To Everyone”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário