sábado, 27 de junho de 2009

Marina Lima

A cantora, compositora, atriz e escritora Marina Correia Lima nasceu no Rio de Janeiro, no dia 17 de setembro de 1955. Filha de pais nordestinos é irmã de Antônio Cícero, poeta e filósofo.
Marina morou nos Estados Unidos durante a infância e o início da adolescência. Nesse período ganhara um violão do pai, como um pretexto para sentir menos falta do Brasil. Iniciou a carreira em 1977, quando teve uma canção gravada por Gal Costa, Meu Doce Amor. Decidiu musicar um dos poemas do irmão mais velho, Antônio Cícero e obteve reconhecimento. Estabelecida essa conexão "emocional", Marina e Cícero trilhariam uma parceria de sucesso. De volta ao Rio de Janeiro, assina um contrato e lança o primeiro LP, ‘Simples Como Fogo’ em 1979.
Marina Lima participou do especial Mulher 80, um dos momentos marcantes da televisão; o programa exibiu uma série de entrevistas e musicais cujo tema era a mulher e a discussão do papel feminino na sociedade de então.
Utilizando-se de uma estética urbana e pop, com incursões pelo rock, alcançou o sucesso em 1984, quando lançou o LP "Fullgás". Além da faixa-título, emplacaram também suas versões de "Mesmo que Seja Eu" e "Me Chama".
Com 24 discos lançados (incluindo coletâneas e lançamentos apenas para o mercado norte-americano), Marina consolidou-se como uma das mais bem-sucedidas estrelas da música pop brasileira. Mesmo o rótulo de "diva pop" não a impede de fazer incursões por outros gêneros, como o jazz, blues e samba.
Inicialmente conhecida apenas como Marina, incorporou o último sobrenome ao nome artístico na década de 90. Também estão entre seus maiores sucessos, "Pra Começar", "Ainda É Cedo", "À Francesa", "Não Sei Dançar", "Uma Noite e Meia", "Eu Te Amo Você".
Em 2003 lança o CD “Acústico MTV – Marina Lima”, com versão também em DVD, uma revisão de sua obra em versão unplugged.
Em 2010 chega o primeiro livro, que se chamará "Marina Lima Entre as Coisas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário