Simone
Simone Bittencourt de Oliveira nasceu em Salvador, Bahia, em 25 de Dezembro de 1949. Cresceu num ambiente musical: o pai era cantor de opera e a mãe tocava piano. Aos 16 anos mudou-se para São Paulo SP, onde estudou música e começou a jogar basquete, chegando a integrar a seleção brasileira. Nas concentrações, antes dos jogos, gostava de tocar violão.
Em 1973, depois de cantar entre amigos, foi convida para um teste na Gravadora Odeon. Aprovada, assinou contrato de quatro anos e gravou seu primeiro LP, "Simone". Em outubro do mesmo ano, recebeu um convite para apresentações na Bélgica, com o espetáculo Panorama Brasileiro, na Feira Brazil Export, em Bruxelas; e no Olympia, de Paris. De volta ao Brasil, foi novamente convidada para uma tourneé, agora pelo Canadá e EUA.
"Quatro Paredes", o segundo LP, lançado em 1974, colocou dois sucessos nas paradas: "Bodas de Prata" e "De Frente pro Crime", da dupla João Bosco e Aldir Blanc.
O ano seguinte, 1975, seria o ano de "Gota d'água". O disco alcançou altos índices de vendagem e resultou num show até hoje lembrado como um dos melhores já feitos pela cantora. Os versos de Chico Buarque na música "Gota d'água" ganharam mais força na interpretação de Simone e de Milton Nascimento, seu convidado.
"Face a Face", "Cigarra" e "Pedaços" foram os discos que se sucederam. O disco "Pedaços" deu origem ao show do mesmo nome e foi visto em todo o Brasil por mais de 120.000 pessoas. Foi com músicas românticas que Simone realmente se destacou, "Começar de Novo", de Ivan Lins, por exemplo, foi a música responsável por sua ascensão.
Em 1979, realizou um show no Canecão sendo a primeira artista a regravar a canção "Pra Não Dizer que Não Falei das Flores", de Geraldo Vandré, proibida até então. A baiana tem muito do que se orgulhar, afinal foi a primeira cantora a lotar sozinha um estádio, o Maracanãzinho, em 1981, consagrando-se como grande estrela. Em 1982, com o show Canta Brasil, levou ao estádio do Morumbi, em São Paulo, 15 mil pessoas a cada noite do espetáculo
A média de um disco por ano continuou e vieram, respectivamente, "Delírios e Delícias", "Desejos", "Cristal", "Amor e Paixão", "Vício", "Sedução", "Simone Tudo por Amor", "Liberdade", "Raio de luz", "Simone" (espanhol), "Sou Eu", "La Distancia" (espanhol), "Simone Bittencourt de Oliveira", "Dois Enamorados" (espanhol) e "25 de Dezembro".
Jura Secreta, também foi um grande sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário