terça-feira, 16 de junho de 2009

Tears For Fears

O Tears For Fears é uma dupla de rock dos anos 80, formada por Roland Orzabal (voz e guitarra) e Curt Smith (voz e baixo). A música da dupla foi principalmente criada por Orzabal, que no início se baseava na teoria do Grito Primal, do psicanalista Arthur Janov, que deu origem ao nome do grupo.
O grupo se destacou pela versatilidade de temas usados em suas canções, pelos detalhes e pela vigorosa utilização do sintetizador. Venderam mais de vinte milhões de discos obtiveram vários discos de ouro e de platina. São oriundos do grupo de ska Graduate, que foi dissolvida no início da década de 80.
Em 1983, o grupo lança, contando com a participação de Ian Stanley nos teclados e Manny Elias na bateria, o álbum The Hurting, onde apresentam uma música mais orientada pelo estilo techno e até mesmo gótico.
Em 1985, veio o álbum de maior sucesso, que é considerado a obra máxima do grupo, Songs From The Big Chair. O disco viria a vender mais de 10 milhões de cópias, e sucessos como Everybody Wants To Rule The World, e Head Over Heels e Shout, atingiram o 1º lugar nas paradas americanas. O grupo sairia em turnê para só depois de quatro anos lançarem outro disco, mais pop do que os anteriores, chamado Seeds Of Love. Hits como Sowing The Seeds Of Love, Advice For The Young At Heart e principalmente a balada Woman In Chains, que lançou a cantora Oleta Adams, atingem as paradas. Este trabalho, considerado por muitos fãs como o melhor, traz elementos jazzísticos e soul, clara influencia de Oleta Adams, sobretudo nas canções Badman's Song e Standing On The Corner Of The Third World, encorpando e amadurecendo o bom trabalho feito no disco anterior.
Devido a divergências crescentes entre Roland e Curt, com relação ao andamento do grupo, e como cada vez Curt participa menos na composição e nos vocais, a dupla se separa. Cada um segue carreira solo, mas dupla se reencontra em 2003 com a intenção de obter novamente o sucesso, com o álbum Everybody loves a Happy Ending. Em 2006 eles lançaram uma gravação ao vivo intutilada “Secret World (Live in Paris)”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário