segunda-feira, 8 de junho de 2009

Legião Urbana

Foi uma Banda de Rock formada em Brasília, em agosto de 1982, após a dissolução do Aborto Elétrico, numa época fértil do cenário roqueiro da capital federal. A formação clássica contou com Renato Russo (voz, violão e baixo), Marcelo Bonfá (bateria e percussão), Dado Villa-Lobos (guitarra e violão).
A primeira apresentação da Legião Urbana aconteceu em 5 de setembro de 1982 na cidade mineira de Patos de Minas, durante o festival Rock no Parque, que contou com outras atrações, entre elas a da Plebe Rude, que abriu o palco para a Legião.
Em 23 de julho de 1983, a Legião faz no Circo Voador, no Rio de Janeiro, um concerto que mudaria a história da banda. Após a apresentação, eles são convidados a gravar uma fita demo com a gravadora EMI. No ano seguinte começa a gravação do primeiro disco, Legião Urbana, lançado em 2 de janeiro de 1985.
A Banda colecionou vários sucessos durante o período ativo: "Quase sem Querer", "Eduardo e Mônica", "Faroeste Caboclo", "Pais e Filhos", "Meninos e Meninas", "Angra dos Reis", "Que País é Esse?", "Geração Coca-Cola", "Ainda é Cedo", "Será", entre outros, angariando milhares de fãs nas décadas de 80 e 90 e sendo considerada a maior banda de rock do país.
O último concerto da Legião Urbana aconteceu em 14 de janeiro de 1995, na casa "Reggae Night" em Santos, São Paulo. No mesmo ano, todos os discos de estúdio da banda até 1993 foram remasterizados no lendário estúdio britânico Abbey Road, em Londres, e lançados com o titulo "Por Enquanto 1984-1995".
A Tempestade ou O Livro dos Dias, lançado em 20 de setembro de 1996, foi o último álbum da Legião. Ao todo, lançaram treze álbuns. Ainda hoje, é o terceiro maior grupo musical, da gravadora EMI-Odeon, em venda de discos por catálogo.
O fim oficial da banda aconteceu em 22 de outubro de 1996, onze dias após o falecimento do mentor, líder e fundador da banda, Renato Russo, no dia 11 de Outubro de 1996.
Esse vídeo mostra a primeira aparição da Banda na TV, cantando "Ainda é Cedo", com Caetano Veloso e Chico Buarque na plateia, que observam a "dança maluca" de Renato Russo. Histórico!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário