Electric Light Orchestra
Ou apenas ELO, surgiu em 1970, em Birmingham, na Inglaterra. Foi uma banda de rock britânica dos anos 70 e 80, com a irresistível fusão entre baladas e vocais inspirados nos Beatles, arranjos de música clássica e rock. Era formada por Roy Wood (vocal), Jeff Lynne (guitarra), Rick Price (baixo) e Bev Bevan (bateria).
Morando em Londres, o grupo chamou o instrumentista de sopro Bill Hunt e o violonista Steve Woolam para gravar o álbum de estréia, “No Answer”. Durante os shows de divulgação, ocorreram mudanças na formação do grupo com a entrada de Wilf Gibson (violino), Richard Tandy (baixo), Andy Craig e Hugh Mac Dowell (ambos no cello), com isso, o disco emplacou a música “10538” no Top 10 britânico.
Algumas semanas depois, Wood resolveu deixar o grupo com mais quatro integrantes. Jeff Lynne assumiu a liderança, os vocais e a guitarra para dar continuidade ao trabalho com a nova formação: Michael D’Albuquerque (baixo), Richard Tandy (teclado) Mike Edwards e Colin Walker (cellos).
Em 1973, o disco “ELO II” fez a volta do grupo às paradas musicais com um cover de Chuck Berry, “Roll Over Beethoven”. A canção se tornou também o primeiro ‘hit’ nos Estados Unidos, mas foi com “Can’t Get It Out Of My Head” do disco “Eldorado”, lançado em 1974, que o grupo chegou ao Top 10 norte-americano.
O sucesso do ELO cresceu a cada ano, mas as mudanças de formação se tornaram constantes. Cinco milhões de cópias do disco “A New World Record” foram vendidas em 1976. Com bons lançamentos, entre eles “Discovery” (1979), responsável por duas canções no Top 10, garantiu a boa venda de “Greatest Hits”, com os maiores sucessos da carreira do grupo.
Na década de 80, o entra e sai não foi diferente. Com Jeff Lynne trabalhando também como produtor de outros músicos, o ELO perdeu a popularidade com o tempo, logo, Jeff se lançou em carreira solo e o grupo se desfez em 1986.
Em 2001, Jeff resolveu lançar um disco como ELO, mas sem nenhum dos integrantes e editou “Zoom” inteiro sozinho e esse foi o último registro.
Last Train To London, ainda está na lembrança de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário