quarta-feira, 17 de junho de 2009

Gonzaguinha

O cantor e compositor Luís Gonzaga do Nascimento Júnior, nasceu no Rio de Janeiro no dia 22 de setembro de 1945. Era filho do também cantor e compositor Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Compôs a primeira canção, Lembranças da Primavera, aos catorze anos.
Estudou Economia pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro. Durante seu período universitário entrou em contato com outros músicos novos como ele. Fez parte do grupo MAU (Movimento Artístico Universitário) junto com Ivan Lins, Dominguinhos, Aldir Blanc e César Costa Filho. Esse movimento teve importante papel na música popular do Brasil nos anos 70 e em 1971 resultou no programa de televisão Som Livre Exportação.
Participava de festivais e já começava a despontar pelas suas letras sempre com forte teor social. Aliás, essa era uma marca em sua carreira. Suas letras eram provocativas e, em virtude do regime militar, estava sempre tendo que driblar a censura. Em 73 se apresentou no programa de Flávio Cavalcante e causou grande espanto pelo teor de suas músicas. Gonzaguinha era agressivo e irônico. Recebeu uma advertência da censura e muitas críticas, mas teve um lado positivo; começou aí a carreira de Gonzaguinha. Era um sucesso na Rádio Tamoio e logo veio a gravar seu primeiro LP. Submeteu-se ao DOPS, assim, das 72 canções mostradas, 54 foram censuradas, entre as quais o primeiro sucesso, "Comportamento Geral".
Com o começo da abertura política, na segunda metade da década de 1970, começou a modificar o discurso e a compor músicas de tom mais lírico, como "Começaria Tudo Outra Vez", "Explode Coração" e "Grito de Alerta, "Sangrando", "Ponto de Interrogação", "Espere Por Mim Morena", "Não dá Mais prá Segurar" e também temas de samba-enredo, como "O Que é o Que é".
Em 1975 dispensou os empresários e se tornou um artista independente, o que fez em 1986, fundar o selo Moleque, pelo qual chegou a gravar dois trabalhos.
Suas músicas foram gravadas por muitos dos grandes intérpretes da MPB, como Maria Bethânia, Simone, Elis Regina, Fagner, MPB4 e Joanna.
Gonzaguinha faleceu tragicamente, aos 45 anos, vítima de um acidente automobilístico às 07:30 horas do dia 29 de abril de 1991, no sul do Paraná. E o Brasil perdia mais um grande compositor...
Nesse vídeo, ele canta outro grande sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário