terça-feira, 21 de julho de 2009

Barão Vermelho

A Banda foi fundada no Rio de Janeiro, em 1981, por Flávio Goffi (bateria) e Maurício Carvalho (teclados), Roberto Frejat (guitarra) e André Palmeira (Dé), colegas de escola. Somente no ano seguinte encontraram um vocalista, após testes com diversos cantores, incluindo Léo Jaime, que acabou indicando o amigo que fazia o mesmo curso de teatro: Cazuza. Além de talentoso como letrista, tinha carisma e presença de palco. Rapidamente a Banda assinou com gravadora Som Livre e lançam em 1982 o primeiro LP, "Barão Vermelho", que reúne repertório excelente, entre elas a belíssima "Todo Amor que Houver Nessa Vida", mas foi gravado com qualidade técnica precária.
Depois da gravação do disco "Barão Vermelho 2", em 1983, realizado com mais apuro sonoro. Ney Matogrosso estourou nas rádios com sua versão de "Pro Dia Nascer Feliz" e o Barão foi descoberto nacionalmente. Porém, o estrelato vem em 1984, com "Beth Balanço", da trilha sonora do filme de mesmo nome e presente no terceiro disco, "Maior Abandonado".
Em janeiro de 1985, participaram do festival Rock In Rio e tiveram uma acolhida consagradora. Em alta, o grupo inicia uma série de shows por todo país, o que acaba acelerando o desgaste entre Cazuza e o restante da Banda. Em junho, é anunciada a saída do vocalista, que parte para carreira solo. Frejat assume o vocal e o Barão lança "Declare Guerra", em 1986.
Em 1990 participaram do Hollywood Rock. No ano seguinte ganharam o prêmio Sharp como melhor grupo de rock. Em 1995 o Barão abriu os shows dos Rolling Stones no Rio de Janeiro e em São Paulo. Puro Êxtase (1998) confirmou o novo status de popularidade do Barão, emplacando como hits a faixa-título e a romântica "Por Você".

Nenhum comentário:

Postar um comentário