sábado, 25 de julho de 2009

Os Paralamas do Sucesso

É uma banda de rock, formada no Rio de Janeiro no final dos anos 70. Seus integrantes desde 1982 são Herbert Vianna (guitarra e vocal), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria). No início a banda misturava rock com reggae e ritmos latinos. A banda faz parte do chamado quarteto sagrado do rock brasileiro, juntamente com o Barão Vermelho, Titãs e Legião Urbana.
Herbert e Bi se conheceram crianças em Brasília, por serem vizinhos (o pai de Herbert era militar, e o de Bi, diplomata). Em 1977, Herbert foi para o Rio fazer o colégio militar, e reencontrou Bi. Os dois, Herbert com uma guitarra e Bi um baixo resolveram formar uma banda. Aos dois depois se juntaria o baterista Vital. Em 1982, Vital foi substituído por João Barone, que assumiu de vez o lugar na banda.
Escreveram, tendo como protagonista seu ex-baterista, "Vital e sua Moto", e mandaram uma fita com essa e mais 3 músicas para a Rádio Fluminense. "Vital" foi muito tocada durante o verão de 1983. Logo assinariam contrato com uma gravadora e lançaram o álbum "Cinema Mudo", com sucesso moderado.
Em 1984, lançaram o álbum "O Passo do Lui", que teve enorme sucesso. "Óculos", "Me Liga", "Meu Erro", "Romance Ideal" foram aclamados pela crítica, levando o grupo a tocar no Rock in Rio, no qual o show dos Paralamas foi considerado um dos melhores.
Depois de grande turnê, lançaram "Selvagem?" em 1986, que misturava novas influências, principalmente da MPB. Com sucessos como "Alagados", "A Novidade", "Melô do Marinheiro" e "Você", vendeu 700.000 cópias e credenciou os Paralamas a tocar no cultuado Festival de Montreux, em 1987.
Bora-Bora de 1988 com "Quase Um Segundo", Big Bang (1989), tendo a lírica "Lanterna dos Afogados" e a coletânea "Arquivo", com a inédita "Caleidoscópio" fizeram grande sucesso.
Em 2008, os Paralamas completam 25 anos de carreira, comemorados com uma série de shows junto com os Titãs, também há 25 anos na estrada. A série de shows culminou em um espetáculo realizado na Marina da Glória, Rio de Janeiro, lançado em CD e DVD e intitulado Paralamas e Titãs: Juntos e Ao Vivo.
Divirta-se com "Óculos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário