quinta-feira, 23 de julho de 2009

Jorge Ben Jor

Jorge Duílio Lima Meneses nasceu no Rio de Janeiro, no dia 22 de março de 1942. É guitarrista, cantor e compositor popular. Seu estilo característico possui diversos elementos, entre eles: rock and roll, samba rock, bossa nova, jazz, maracatu e funk. A sua música tem uma importância única na música brasileira por incorporar esses elementos novos no suíngue e na maneira de tocar violão, trazendo ainda influências árabes e africanas, que vieram através de sua mãe, nascida na Etiópia.
Ganhou seu primeiro pandeiro aos treze anos de idade e, dois anos depois, já cantava no coro de igreja. Também participava como tocador de pandeiro em blocos de carnaval. Aos dezoito, ganhou um violão de sua mãe e começou a se apresentar em festas e boates, tocando bossa nova e rock and roll.
No início da anos 60 apresentou-se no Beco das Garrafas, que se tornou um dos redutos da bossa nova. Em 1963, ele subiu no palco e cantou "Mas que Nada" para uma pequena platéia, que incluía um executivo da gravadora Philips. Dois meses depois, era lançado o primeiro compacto de Jorge Ben, que inclui ainda "Por Causa de Você, Menina". No mesmo ano lançou o primeiro LP, Samba Esquema Novo.
"Mas que Nada" foi seu primeiro grande sucesso no Brasil e também é uma das canções em língua portuguesa mais executada nos Estados Unidos até hoje, na versão do pianista brasileiro Sérgio Mendes. Também foi uma das poucas a obterem êxito neste país, tendo ainda sido regravada por artistas como Ella Fitzgerald, Al Jarreau, José Feliciano e Trini Lopez.
Em 1968, obteve enorme sucesso com "Cadê Tereza?", "País Tropical", "Que Pena" e "Que Maravilha", além de concorrer com "Charles, Anjo 45" no festival Internacional da Canção, da TV Globo, em 1969. Na década de 1970, venceria este festival com "Fio Maravilha", interpretado por Maria Alcina. "País Tropical" também teve êxito, na voz de Wilson Simonal.
Na década seguinte, Jorge Ben dedicou-se a divulgar suas músicas no exterior. Em 1989, ele mudou o nome artístico de "Jorge Ben" para "Jorge Benjor", logo depois alterado para "Jorge Ben Jor". Nesta nova fase, sua música tornou-se mais pop, ainda que com estilo suingue. Sua música "W/Brasil (Chama o Síndico)", lançada em 1990, estourou nas pistas de dança em 1992, tornando-se uma verdadeira febre na época. A canção é também uma homenagem ao cantor Tim Maia.
"Taj Mahal" é uma das pérolas da musica brasileira. Relembrem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário