domingo, 26 de julho de 2009

Donna Summer

LaDonna Adrian Gaines nasceu em Boston, Massachusetts, no dia 31 de dezembro de 1948. Cantora pop norte-americana mais conhecida por suas gravações em estilo disco dos anos 70, que deram a ela o título de Rainha da Disco. Summer foi um caso raro na cena disco, pois sua carreira iniciou-se antes da "explosão" daquele estilo, e continuou após aquela fase. Apesar de ela ser uma das mais conhecidas artistas da "Era Disco'", seu repertório incluiu diversos gêneros, incluindo "R&B" e "Rock", ganhando o "Grammy" nestas categorias. Seu trabalho ainda é aplaudido pela crítica e ela permanece como uma das poucas artistas da Era Disco ainda aceitas pela crítica atual.
Summer começou cantando no coral da igreja que freqüentava. Mais tarde juntou-se a um grupo de rock chamado The Crow. Poucos meses antes de concluir o ensino médio, Summer deixou o curso e se juntou à produção alemã do musical Hair. Posteriormente mudou-se para Munique, Alemanha, participando de vários musicais.
Após conhecer Giorgio Moroder e Pete Bellotte, lançou seu primeiro LP, "Lady Of The Night" em 1975, com algum sucesso na Europa. Sua música "Love To Love You Baby" foi um grande hit no continente. A gravadora começou a distribuir o álbum nos EUA, tornando-a uma sensação por lá também. Em seguida surgiu uma versão de 17 minutos de "Love To Love You Baby" aclamada pela crítica, e que estabeleceu um padrão hoje conhecido por "extended mix": versões extensas voltadas para pistas de dança.
Ainda com Moroder and Bellotte, surgiu o disco "Love Trilogy" em 1976. O trabalho seguinte, "I Remember Yesterday", em 1977 incluía o sucesso "I Feel Love", a primeira música de sucesso com acompanhamento inteiramente feito por sintetizador. Esta música, de enorme sucesso, influenciou o desenvolvimento da Disco Music e do Techno, graças às inovações introduzidas por Moroder.
Depois de atuar e ganhar um Grammy pela trilha sonora na comédia "Thank God It's Friday", Summer lançou o álbum Bad Girls em 1979. A música "On The Radio" chegou a nº 1 nas paradas americanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário