quarta-feira, 1 de julho de 2009

Fagner

Raimundo Fagner Cândido Lopes nasceu em Orós, Ceará, no dia 13 de outubro de 1949. É cantor, compositor, instrumentista, ator e produtor artistico. É o mais jovem dos cinco filhos de um imigrante libanês.
Aos seis anos ganhou um concurso infantil na rádio local, cantando uma canção em homenagem ao dia das mães. Na adolescência, formou grupos musicais e começou a compor suas próprias músicas. Venceu em 1968 o IV Festival de Música Popular do Ceará tornando-se popular no estado, após comparecer em programas televisivos de auditório. Juntou-se aos compositores cearenses Belchior, Jorge Mello, Rodger Rogério, Ednardo e Ricardo Bezerra, formando o grupo "O Pessoal do Ceará".
A carreira nacional deste nordestino começava de forma bastante imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura, participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com "Mucuripe" e classificou-se em primeiro lugar. No mesmo festival, recebeu menção honrosa e prêmio de melhor intérprete com "Cavalo Ferro" e sexto lugar com a música "Manera Fru Fru, Manera".
Em 1971 foi para o Rio de Janeiro, onde Elis Regina gravou "Mucuripe", que se tornou o primeiro sucesso de Fagner como compositor e também como cantor, pois gravou a mesma música em um compacto. O primeiro LP, Manera Fru Fru, Manera, veio em 1973, incluindo "Canteiros", um de seus maiores sucessos, música sobre poesia de Cecília Meireles.
Em 1975 gravou o segundo álbum "Ave Noturna", com sucesso considerável de vendas. A partir do terceiro LP, "Raimundo Fagner", com os arranjos bem elaborados, fez do álbum um dos melhores do ano de 1976.
Fechando a década de 70, lançou mais dois discos: Eu Canto (1978) e Beleza (1979). Este álbum marcava a entrada de Fagner aos repertórios românticos, conquistando o premio de melhor cantor do ano de 1979, deixando Roberto Carlos em segundo lugar.
Em 1981, Fagner gravou o álbum Traduzir-se um grande marco em sua carreira. O disco foi lançado em toda a Europa e América Latina e recebeu disco de platina. Também em 1981, lançou um álbum em espanhol, um antigo sonho de carreira.
Nas décadas de 80 e 90 seus discos se dividem entre o romântico e o nordestino, incluindo canções em trilhas de novelas e tornando Fagner um cantor conhecido no Brasil e no mundo. Intérprete de enormes sucessos, como "Ave Noturna", "Astro Vagabundo", Cavalo Ferro", "Fracassos", "Revelação" "Pensamento", "Guerreiro Menino", "Deslizes" e "Borbulhas de Amor", Beleza, entre outros.

Um comentário:

  1. ''O que eu já ouvi falar do Fagner, é que ele é um cidadão muito simples e humilde'' E as canções de Raimundo Fagner são maioria românticas, e eu já o ouvi bastante e tenho 03 DVD's originais dele.

    ResponderExcluir