terça-feira, 28 de julho de 2009

Led Zeppelin

A banda de rock britânica foi originalmente formada pelo guitarrista Jimmy Page e pelo baixista Chris Dreja em julho de 1968 com o nome de "The New Yardbirds", para conseguirem cumprir um contrato feito para a realização de concertos na Escandinávia, assinado antes do último concerto dos Yardbirds. Terry Reid recusou a oferta de Page para ser o vocalista, mas sugeriu Robert Plant, conhecido pelo seu trabalho no grupo "The Band Of Joy". Junto com ele veio o baterista John Bonham. Quando Dreja saiu da banda, John Paul Jones procurou Jimmy Page, a quem conhecia, e se ofereceu para tocar baixo na nova banda. Estava formado o quarteto que viria a se transformar em uma das mais bem sucedidas bandas de rock dos anos 70.
Após alguns concertos como "The New Yardbirds", a banda mudou o nome para Led Zeppelin. Esse nome surgiu depois que Keith Moon e John Entwistle comentaram que um "super grupo" contendo eles dois, Jimmy Page e Jeff Beck (que era a idéia original de Page) cairia como um "balão de chumbo" (do inglês "lead zeppelin"). A palavra "lead" é propositadamente mal escrita para que a pronúncia correta seja usada.
Pouco tempo após a sua primeira apresentação, em 15 de Outubro de 1968, o grupo editou o seu primeiro álbum Led Zeppelin em 1969. Esse álbum resultava de uma combinação entre o blues, o rock e influências orientais com amplificações distorcidas, o que o levou a tornar-se um dos pivôs do surgimento do heavy metal. O imediato sucesso do primeiro disco foi o pontapé de saída para a carreira da banda que vendeu mais de 300 milhões cópias em todo o mundo. Foram também os únicos a colocar todos os seus álbuns no Top 10 da parada norte-americana Billboard.
Veja a impressionante apresentação de "Stairway To Heaven", aclamada por muitos como sendo o maior clássico do rock de todos os tempos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário