quarta-feira, 15 de julho de 2009

Tetê Espíndola

A cantora, compositora e instrumentista Teresinha Maria Miranda Espíndola, nasceu em Campo Grande, MS, no dia 11 de março de 1954. De família de músicos ganhou sua primeira craviola, um instrumento de 12 cordas, aos 20 anos de idade. Iniciou sua carreira artística como integrante do grupo Luz Azul, tocando craviola. Em 1978 gravou seu primeiro LP, "Tetê e o Lírio Selvagem", em conjunto com seus irmãos.
Em 1985, Tetê vence o "Festival dos Festivais" da Rede Globo com a canção “Escrita nas Estrelas”, que bate recordes de execução e vendagens, dando-lhe o disco de ouro.
Representou o Brasil no festival "The Concert Voice", realizado em Roma na Itália. Em 1989 participou do "Festival New Morning", em Paris, e do "Festival de Jazz", da Bélgica. Em seguida, foi contemplada com uma bolsa da Fundação Vitae, para desenvolver um projeto relativo ao tema "A instrumentalidade da voz humana e a musicalidade dos pássaros da Amazônia e do Pantanal".
Dona de imensa extensão vocal e um raro timbre de voz agudíssimo, Tetê Espíndola é uma das cantoras mais originais da música brasileira. Seu trabalho incorporou pesquisas de vanguarda realizadas com sons de pássaros, influência de temas regionalistas e fusões do acústico com o eletrônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário