sábado, 11 de julho de 2009

Lobão

João Luíz Woerdenbag Filho nasceu no Rio de Janeiro no dia 11 de outubro de 1957. Cantor, compositor, guitarrista e baterista de rock.
Sua carreira começou aos dezessete anos, depois de sair de casa para se tornar músico profissional. Participou de uma peça teatral e em seguida formou uma banda: Vímana, da qual faziam parte Lulu Santos, Ritchie, Luis Paulo e Fernando Gama. Três anos depois, com o fim do grupo, Lobão seguiu sua carreira de baterista, tocando com Luiz Melodia, Walter Franco e Marina Lima. Fundou a banda Blitz com Evandro Mesquita, saiu do grupo antes mesmo do sucesso comercial. Foi Lobão quem deu o nome à banda.
Lobão começa sua carreira solo com o lançamento de Cena de Cinema em 1982. Em seguida forma a banda "Lobão e os Ronaldos", que lança Ronaldo Foi Pra Guerra. Apesar do estrondoso sucesso de "Me Chama", a banda tem uma vida curta e Lobão segue carreira solo mantendo alta rotatividade na mídia, lançando o single Decadence Avec Elegance (1985) e o álbum O Rock Errou (1986), do qual "Revanche" se torna o carro-chefe. O disco Vida Bandida, vem em seguida.
Suas atitudes polêmicas tem evidência em 1999 depois de seu rompimento com as gravadoras e o lançamento de A Vida é Doce num esquema inédito, com distribuição pela internet, bancas de jornais e lojas de departamento.
Após o sucesso da vendagem e de crítica com seus discos independentes "A Vida é Doce" (1999) e "2001: Uma Odisséia no Universo Paralelo" (2001), lançou a revista "Outracoisa", através da qual lança bandas e músicos de maneira independente. Seu último disco, lançado em 2005, o "Canções Dentro da Noite Escura", foi também lançado pela revista.
Em 2007 é lançado o álbum Acústico MTV que foi premiado com o prêmio Grammy Latino na categoria melhor disco de rock, e como o próprio Lobão caracterizou, foi uma seleção "parcial" de sucessos do músico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário